quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Educação no Brasil

O texto abaixo é fruto de uma reflexão para um trabalho na disciplina "Filosofia, Sociologia e Educação", e decidi postar aqui; qual um dos maiores motivos para isso? Ando angustiada com esse espaço que fica em branco quando não da tempo de preenchê-lo; portanto por que não tentar colocar aqui algo do que faço enquanto o blog fica a minha espera?
O outro motivo é que creio que esses pensamentos serão base para algumas produções minhas futuramente, espero apenas que sirva para algo. =)





Pensar em educação no Brasil não é pensar em um principio essencial para a formação da sociedade e sim uma plena luta de interesses, desde seu “inicio” (o que havia antes não era educação?) com a chegada dos jesuítas até a construção da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação; nem quero aqui me remeter a questões históricas tão debatidas já em outros momentos nesse semestre em outras disciplinas, ressaltando que nunca pensei tanto em educação como nesse período.
Aqueles velhos jargões que reproduzem a educação e os jovens como futuros do país, em pouco tempo passarão para: Eduque um jovem e proteja seu patrimônio no futuro! Percebo também algumas reflexões acerca de como a educação vem se delineando; de inicio uma educação que não era acessível, que atendia interesses apenas de classes diferenciadas da maioria da população, como perpetuação de riqueza de alguns e exploração de outros; em segundo momento o capitalismo em procura de capacitação, torna-se preciso ensinar, mas e a consciência crítica a formação para a cidadania e ética nunca seria plano; hoje uma educação gratuita decadente, tanto no que condiz a estruturas disponíveis, como interesse de alunos que não se encontram no como e no que é repassado.
Observava no interesse de alguns alunos na minha época de escola pública, o esforço de alguns professores que se desdobravam com os escassos recursos e com turmas numerosas, com professores que apenas desistiam e esperavam o salário no fim do mês; de alunos que tinha interesse e só não iam mais longe por falta de oportunidades, de alunos que nem sabiam o que ali faziam, estudavam por diziam que era bom e não porque achavam que era bom.
Acredito que para que isso se modifique um dia necessitaremos de grandes mudanças que poderiam começar por pequenos atos, em investimentos, consciência; após alguma dessas palavras o que se espera é de apenas algum plano meu, alguma proposta... Pois eu ainda não as tenho, ando em processo de reflexão a esse respeito, penso que isso já seria o começo para muitos.

5 comentários:

  1. Oi fyotaaaaa!

    Como é lindo teu blog!

    Segui-la-ei!

    Xerus!

    ResponderExcluir
  2. ursinho, ursinho.
    É bom quando as disciplinas nos disparam reflexões, quem dera todas fossem assim.
    Precisaremos de grandes mudanças, sim. Difíceis, sim. Por enquanto, a resistência vem sendo o caminho. e os estudantes fazemos nossa parte dum jeito bonito, seria bom que todos pudessem colar com nóis, num acha?

    você é linda. E não se avexe com o seu blog não, as coisas daqui não tem que vir num padrão de frequencia mesmo... Importa que importem.

    bEEIJO

    ResponderExcluir
  3. =) gostei mt do teu blog!
    vs tá bem envonvida com seu curso,
    e fico mt feliz por isso..

    que vs tenha mt sucesso,

    beijocas :*

    ResponderExcluir
  4. Rayanne =)
    Muito boa essa sua reflexão sobre educação... Conhecer suas bases é mesmo bastante complicado.
    Bom, pode voltar sempre ao meu "mundinho"! hehe! E volte a escrever aqui qd puder. Seus textos são muito bons!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo seu trabalho por aqui ... começou de forma riquíssima eim?

    agradeço e retribuo a visita ... voltarei mais vezes ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir